A vida corre, o tempo não pára e nós lá vamos levando a vidinha de sempre. A rotina de todos os dias: a faculdade, o trabalho, os filhos. O ter de arrumar a casa, o ter de pôr aquela fotografia no insta (sim, porque atualmente isto faz parte da rotina…), o ter de fazer o jantar ou ter de estudar para o teste da semana que vem. O tempo anda rápido, nós aceleramos o passo atrás dele tentando não ficar para trás. Nós acabamos por conseguir acompanhá-lo. A faculdade, o trabalho e os filhos também. Tudo segue normalmente.

Mas, no meio da rotininha de todos os dias, há o que não consiga acompanhar. O tempo para tudo o que está para lá da rotina fica escasso e, por vezes, essas pequenas coisas não rotineiras ficam esquecidas. Fica esquecido o espreguiçar de manhã, o livro antes de deitar, o jantar prolongado para pôr a conversa em dia.

Os amigos.

Sim, até as nossas pessoas ficam esquecidas. Essas que não são “coisas”, que não são objetos e que devíamos conseguir sobrepor à rotina, não conseguem acompanhar o tempo que corre. Ou secalhar até conseguem… Mas lá está a rotina abala todos e parece que não há tempo para nada. Não há tempo para o cafézinho, para o jantar à sexta-feira ou simplesmente para o telefonema. Mas há tempo para ver três vezes o feed do instagram e para ver o que andam a publicar no facebook. Há tempo para nos mostrarmos ao Mundo, mas não há tempo para nos mostrarmos às pessoas que, supostamente, são o mais importante que temos.

A distância consegue fazer muito por uma amizade. Consegue dar saudades e perceber que preferíamos ter aquela pessoa aqui, connosco. Consegue fazer-nos perceber que até conseguimos ver no insta por onde tem andado e o que tem feito, mas que nunca conseguimos saber o que tem sentido e o que tem aprendido. Consegue pôr-nos a contar as novidades de forma entusiasmada. Mas, acima de tudo, consegue deixar-nos emocionadas de cada vez que a distância deixa de existir.

A distância traz saudades. Porque é que a rotina não o traz também e não nos faz sobrepor as pessoas às coisas rotineiras?

Anúncios