O que um corte de cabelo faz por alguém

Começar o ano significa recomeçar, como disse num dos últimos posts. Estava cansada do meu cabelo: estava sem corte, estranho e, secalhar, foi a forma do início do ano me dizer que precisava de uma mudança.

Nunca tive medo de cortar o cabelo. Sempre fui aquela pessoa decidida que se queria cortar, chegava ao cabeleireiro e era para cortar. Mesmo! Desta vez não foi diferente. Cheguei ao cabeleireiro e, como sempre, ia com uma ideia muito precisa do que queria. E era algo diferente de tudo o que já tinha feito na verdade. A cabeleireira foi fazendo das suas, de tesoura e lâmina em punho. O cabelo ia caindo no chão e, sinceramente, em 20 anos foi a primeira, vá mentira, segunda, vez que fiquei com medo de como ia ficar. Mas, afinal de contas, é cabelo, volta a crescer sem darmos por ela. Fiquei à espera do resultado final, apreensiva, mas curiosa. Nunca gosto da forma como me fazem caracóis no cabeleireiro e desta vez não foi exceção. Na verdade, saí do cabeleireiro com o cabelo da minha avó, o que fez com que fosse logo lavar o cabelo, mal cheguei a casa. Arranjei-o à minha maneira e comecei a habituar-me à ideia. Continuava a ser uma Bia diferente daquela que era quando entrei no cabeleireiro naquele dia, mas já não sentia uma senhora de 60 anos. Não me habituei logo, demorei uns dias a reconhecer-me ao espelho, mas, aos poucos, ia mudando também por dentro.

O cabelo tão curto, apesar de algo muito diferente do que já tinha feito, deu-me confiança, fez-me sentir mais adulta e mais capaz de tomar conta de mim e de fazer mais por mim. É apenas cabelo. Volta a crescer. Mas só por esta confiança que trouxe já valeu a pena. Na verdade, mudar vale sempre a pena.

1 Comment

Deixe uma Resposta

